quarta-feira, 7 de maio de 2008

FESTAS DE BOLIVIA

Bolívia é um país de muitas festas e há varias delas espalhadas ao longo do ano. Há festas nacionais e regionais e veremos algumas delas:

Fiesta de Urkupiña - festa da virgem de Urkupiña, realizada na cidade de Quillacollo, em Cochabamba, que reúne pessoas de todo o país. Os participantes (devotos) fazem peregrinação, quebram lascas de umas rochas, levam miniaturas de casas, carros para fazerem seus pedidos, levam seus automóveis para consagrá-los a imagem, e aproveitam para comer e beber em abundancia.

Fiesta de Copacabana – festa da virgem de Copacabana, realizada na cidade de mesmo nome, em La Paz, onde os romeiros viajam largas distancias a pe em peregrinação, alem de subir um morro para pagar suas promessas, outros levam seus carros para a famosa “challa” (consagração de veículos com fogos de artifício, banho de bebida alcoólica e água benta), e festejo com musica, comida e muita bebida alcoólica.

Fiesta de Señor de milagros – festa catolica de senhor dos milagres com procissao levando a imagem pela cidade, com paradas em casas onde os moradores preparam um altar em frente de suas casas para realizaçao de rezas. Esta festa geralmente é acompanhada de muita comida e bebida alcoolica.

Carnaval – em diferentes partes do país há festejos de carnaval, com desfiles e muita manifestaçao. Mas é em Oruro que acontece a maior e mais significativa festa carnavaleira, com inumeros desfiles e danças tipicas como a diablada, a morenada, tinkus, caporales entre outras. Há um forte culto ao diabo, que é representado nas fantasias com chifres e mascara horrenda. Tambem há fantasias que representam o culto andino, na pessoa de bruxos e feiticeiros.

Todos Santos – no dia 2 de novembro é comemorado a nível nacional o dia de finados, onde há um vasto comercio de comidas, bebidas e doces para a preparação da famosa “mesa” que as famílias preparam para seus entes queridos que faleceram, com a crença de que um dia antes, ao meio dia, as almas dos mesmos chegam, passam o dia com eles comendo e participando de dita mesa, e regressam à região dos mortos no dia seguinte.

Navidad – em 25 de dezembro se celebra o natal, devido a influencia da tradição católica.

Há muitas outras festas, dentre as quais, não podemos deixar de citar as seguintes:

Año Nuevo Aymará, Año Nuevo, Fiesta de la ciudad, Día Del Mar, etc.

Como se pode ver, a maioria destas festas são o resultado do sincretismo religioso do animismo indígena com o Catolicismo Romano, que se tornaram tradição e costume no território boliviano e em suas etnias.

17 comentários:

Daniela Vieira disse...

gostei muito do site me ajudou muito no teabalho da escola,valeu
by:alyce v.s.

Anônimo disse...

adorei o site usei no trabalho da escola tmb .bjos

Anônimo disse...

Gostei muito.Parabéns.

renan disse...

eu gostei mais eu queria a festa morenandaaaaa

Anônimo disse...

Que maravilha,
Aqui achei tudo o que precisava.
Parabéns!

Anônimo disse...

Gostei do site me ajudou no trabalho de Geografia .

Anônimo disse...

gosteiiiii muito desse site um dos melhores q eu ja vi amei !!!!

Anônimo disse...

eu ameiii esse site me ajudou d+ bastante no trabalho de geografia pretendo entra de novo aqui

Anônimo disse...

gostei me ajudou no trabalho de espanhol♥

Anônimo disse...

me ajudou mto no trabalho de espanhol tbm. Gracias:)

Anônimo disse...

valeu ajudo no trabalho :D

Anônimo disse...

gostei muitoooo me ajudou no trabalho de geografia


Anônimo disse...

gosto muito da bolivia e suas festas

Anônimo disse...

min ajudou de mais no trabalho da escola parabéns pelo site e obg.

Anônimo disse...

adorei o trabalho de escola dia 09/05/2014

Anônimo disse...

Bem legal

Anônimo disse...

Esse site me ajudou mto no trabalho de geografia vlw