Cueca
Dança senhorial onde um casal dança com lenços e denota o flerte realizado pelo par masculino na conquista do amor do par feminino. Compõe-se de 3 partes sendo a primeira parte de conhecimento entre o casal, a 2da.parte o flerte, propriamente dito, e a última a conquista. Dança-se com lenço branco. A mulher usa saia chamada 'pollera' e o homem vestimenta indígena ou citadina.
Caporales
Geralmente dançada em grupo, esta dança é a preferida de 9 entre 10 dançarinos folclóricos, pois mostra toda a sensualidade da mulher e a força e agilidade do homem que faz de sua conquista o ponto alto da dança. Requer muito fôlego e entusiasmo pois o ritmo é contagiante e pede muito movimento do casal. O homem usa traje típico, uma espécie de colete, e botas e a mulher chapéu, blusa, mini-saia e salto alto tudo bordado e enfeitado com cores e motivos folclóricos.
Morenada
A Morenada é uma dança menos movimentada, porém cadenciada e exige pouco movimento do homem e mais da mulher. Nesta dança a mulher participa como uma figura decorativa onde mostra sua capacidade criativa de passos e vestimenta colorida e exuberante que complementam a figura masculina. O homem 'moreno' leva uma vestimenta bordada com muita pedraria, fios prateados e dourados, além de botas e o peso todo de sua vestimenta pode passar de 25kg. motivo pelo qual a Morenada é conhecida como dança 'pesada'.
Tinku
Originalmente esta dança foi denominada como dança de confronto, pois emulava uma suposta "luta" entre rivais de diferente "Ayllu" (comunidade ou vila na linguagem Quechua/Aymara) pelo "amor" de uma indígena em disputa. Atualmente apenas preservou-se os gestos da luta e da força física dando lugar a uma imponente dança de muita cor e movimento. O homem usa uma espécie de capacete de couro e a mulher saias compridas de "aguayo" tecidas a mão com cores tipicamente andinas.
Diablada
De entre as danças típicas da Bolívia, uma que faz tanto sucesso quanto a de "Caporales" é a famosa "Diablada" representada pela figura do diabo que acaba derrotado pelo "Bem" e é conduzido até o altar da Virgen do Socavão (Oruro) para pedir perdão de joelhos. Obviamente que este tipo de dança empolga pela beleza do traje e seu bordado e faz com que as pessoas vejam mais diversão nisso do que propriamente o "mal" que ele estaria representando. O homem usa uma máscara e capa com diversos enfeites de dragões e cobras para dar um aspecto macabro, e a mulher (china supay) usa uma saia bordada e com muita pedraria e lenços coloridos. Somente vendo uma dança dessa para ver o espetáculo que ela representa.
Taquirari
Uma das danças mais difundidas no Oriente boliviano (Santa Cruz de la Sierra, Beni e Pando) é o Taquirari, ritmo de dança leve e muito alegre dançado praticamente em toda festa de família, clube, carnaval, etc. O "Camba", como é chamado o homem na dança, faz uma coreografia de conquista a seu par que por sua vez com seu vestido rodado de cetim vai dando toda graça ao baile. É uma dança tipicamente dos colonos e dos trabalhadores rurais que trabalham nas fazendas orientais e os quais usam roupas leves e claras por causa do calor reinante.
13 comentários:
muito bommmmmm!!!!
humm q coisa boa.
..
. adorei.....
Entrei por acaso e achei vocês Deus os abençoe!Carol.
legaaaaaaaaalllllllll!!!!!
achei muito loko, massa!!!
gostei muito obrigado me ajudou a fazer o meu trabalho de espanhol
legal me ajudou muito
Muito bom!!
Me ajudou muito.Deus os abençoe!!!!
Manerim me ajudou bjao
Obrigado me ajudou muito no meu trabalho de espanhol valeu
Obrigada, me ajudou nuito no meu trabalho de espanhol sobre a Bolívia
Excelentes explicações
Está me ajudando muito no trabalho de ESPANHOL.Obrigada��!!!!!!!!
Postar um comentário